ATIVIDADES DE MARKETING: PASSO A PASSO
Por : Palestrante J.B MAXX
Um engano muito comum na área de marketing, principalmente para os leigos no assunto ou marqueteiros de primeira viagem, é pensar que basta elaborar uma propaganda e colocá-la na mídia que estará fazendo marketing.
Para desenvolver qualquer atividade dentro da área de marketing é preciso compreender e praticar os seguintes passos básicos:
Marco Zero – É a condição “sine qua non” (obrigatória) para desenvolver qualquer atividade na área de marketing => Entender e compreender a filosofia de marketing:
Os dirigentes da empresa devem ter clara e nítida a compreensão e o entendimento da filosofia de marketing. Tendo esta filosofia alinhada aos objetivos organizacionais e ter o cliente como centro das atenções, é ele quem determina o que a empresa deve produzir (co-autoria) e é para ele que a empresa produzirá.
As empresas devem se orientar para atender as necessidades dos clientes, alcançando sua satisfação, que é a condição básica da existência de marketing. Onde não há satisfação não há marketing, esse é o princípio uno.
A partir desse entendimento é que as ações de marketing logram de melhores possibilidades de êxito, pois do contrário nada de concreto será possível.
O desenho abaixo retrata a filosofia de marketing, demonstrando a sequência de passos que a compõe: ouvindo o cliente;
traduzindo o que ele diz, tendo-o como co-autor dos produtos da empresa; produzindo o produto indicado pelo cliente; disponibilizando o produto para o cliente.
ATIVIDADES DE MARKETING: PASSO A PASSO
Por : Palestrante J.B MAXX
Um engano muito comum na área de marketing, principalmente para os leigos no assunto ou marqueteiros de primeira viagem, é pensar que basta elaborar uma propaganda e colocá-la na mídia que estará fazendo marketing.
Para desenvolver qualquer atividade dentro da área de marketing é preciso compreender e praticar os seguintes passos básicos:
Marco Zero – É a condição “sine qua non” (obrigatória) para desenvolver qualquer atividade na área de marketing => Entender e compreender a filosofia de marketing:
Os dirigentes da empresa devem ter clara e nítida a compreensão e o entendimento da filosofia de marketing. Tendo esta filosofia alinhada aos objetivos organizacionais e ter o cliente como centro das atenções, é ele quem determina o que a empresa deve produzir (co-autoria) e é para ele que a empresa produzirá.
As empresas devem se orientar para atender as necessidades dos clientes, alcançando sua satisfação, que é a condição básica da existência de marketing. Onde não há satisfação não há marketing, esse é o princípio uno.
A partir desse entendimento é que as ações de marketing logram de melhores possibilidades de êxito, pois do contrário nada de concreto será possível.
O desenho abaixo retrata a filosofia de marketing, demonstrando a sequência de passos que a compõe: ouvindo o cliente;
traduzindo o que ele diz, tendo-o como co-autor dos produtos da empresa; produzindo o produto indicado pelo cliente; disponibilizando o produto para o cliente.
ARTIGOS DE MARKETING
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APRENDA A ELOGIAR E A CRITICAR
Por: Palestrante J.B MAXX
Se elogiar é uma arte, criticar não fica muito distante e como tal, deve ser realizado com um pouco de maestria. A seguir estão algumas dicas para serem seguidas quando você decidir elogiar e/ou criticar um membro da sua equipe para motivá-lo:
1. Torne o ato de elogiar um hábito. Os grandes líderes fazem isto.
2. Seja bem específico sobre o seu elogio – O elogio se perde quando é feito no âmbito geral das ações, portanto, seja específico, elogie uma ação. Por exemplo: JB, você fez um excelente trabalho no atendimento ao Sr. Paulo. Tenha este bom trabalho como exemplo, sempre! E Parabéns! Evite: “JB, você está fazendo um ótimo trabalho, MAS não deixe o ritmo cair e continue melhorando”.
3. Não elogie ações comuns – o elogio às ações comuns não motivam para a melhoria. Além de correr o risco de cair na banalização.
4. Elogie para melhorar o rendimento – descubra algo de bom num vendedor com dificuldades em vendas e procure incentivá-lo neste quesito.
5. Só elogio não basta! Excelentes resultados merecem mais do que um elogio. Prêmios, gratificações, bônus, novas responsabilidades e outras tantas formas de reconhecimento são fundamentais.
6. Não perca a oportunidade de elogiar, mas, evite elogiar numa hora inadequada.
7. Estimule, provoque e cobre elogios de toda a equipe.
8. Elogie em público. Elogie em particular. Elogie sempre!
Elogiar é uma arte, assim como, criticar. Caso o gerente ao criticar não seja bem-sucedido, todo o bom trabalho anterior pode ficar comprometido por apenas algumas poucas palavras.
Toda vez que precisar conversar com alguém que esteja fazendo algo de errado, lembre-se dessas lições:
1. Critique a ação e não a pessoa. (não é ele, mas o que ele faz)
2. Para criticar, inicie a conversa elogiando os pontos fortes da outra pessoa. (ele não é a pior pessoa do mundo...)
3. Se o elogio é público, a crítica é INDIVIDUAL E RESERVADA.
4. Identifique o comportamento que deseja criticar e seja específico. Não generalize a crítica.
5. Antes, certifique-se que o comportamento a ser criticado pode ser mudado.
6. Utilize “nós”. Isso demonstra que você quer resolver o problema em conjunto. Isto é mais produtivo que ameaçar.
7. Certifique-se que a outra pessoa compreende o motivo da crítica.
8. Não Torture. Não enrole. Seja prático e gentil, sem discursos.
9. Não menospreze nem faça uma voz sarcástica ou em tom de raiva. Isto é improdutivo.
10. Mostre à pessoa que você entende o sentimento dela, mas que deseja ajudá-la.
11. Ofereça incentivos para mudanças de atitude, lembre-se de tantos sucessos que conhece neste tocante.
12. No final, reafirme seu apoio e segurança na pessoa.
13. Termine a conversa com um bom aperto de mãos e um abraço.
E VOCÊ, JÁ ELOGIOU HOJE?
Abraços e até o próximo artigo.
Palestrante
Prof. JB
Quer discutir algum aspecto deste artigo ou fazer um comentário, contate-me através do e-mail palestrantejbmaxx@gmail.com
Prof. JB – Palestrante, especialista em Marketing e Vendas – vender mais é fácil; retenção de clientes; atendimento ao cliente e motivação.
Mestre e Professor de graduação e pós-graduação (MBA) nas áreas de marketing e vendas.– WWW.JBMAXX.COM.BR - Indique para seus amigos.