ATIVIDADES DE MARKETING: PASSO A PASSO
Por : Palestrante J.B MAXX
Um engano muito comum na área de marketing, principalmente para os leigos no assunto ou marqueteiros de primeira viagem, é pensar que basta elaborar uma propaganda e colocá-la na mídia que estará fazendo marketing.
Para desenvolver qualquer atividade dentro da área de marketing é preciso compreender e praticar os seguintes passos básicos:
Marco Zero – É a condição “sine qua non” (obrigatória) para desenvolver qualquer atividade na área de marketing => Entender e compreender a filosofia de marketing:
Os dirigentes da empresa devem ter clara e nítida a compreensão e o entendimento da filosofia de marketing. Tendo esta filosofia alinhada aos objetivos organizacionais e ter o cliente como centro das atenções, é ele quem determina o que a empresa deve produzir (co-autoria) e é para ele que a empresa produzirá.
As empresas devem se orientar para atender as necessidades dos clientes, alcançando sua satisfação, que é a condição básica da existência de marketing. Onde não há satisfação não há marketing, esse é o princípio uno.
A partir desse entendimento é que as ações de marketing logram de melhores possibilidades de êxito, pois do contrário nada de concreto será possível.
O desenho abaixo retrata a filosofia de marketing, demonstrando a sequência de passos que a compõe: ouvindo o cliente;
traduzindo o que ele diz, tendo-o como co-autor dos produtos da empresa; produzindo o produto indicado pelo cliente; disponibilizando o produto para o cliente.
ATIVIDADES DE MARKETING: PASSO A PASSO
Por : Palestrante J.B MAXX
Um engano muito comum na área de marketing, principalmente para os leigos no assunto ou marqueteiros de primeira viagem, é pensar que basta elaborar uma propaganda e colocá-la na mídia que estará fazendo marketing.
Para desenvolver qualquer atividade dentro da área de marketing é preciso compreender e praticar os seguintes passos básicos:
Marco Zero – É a condição “sine qua non” (obrigatória) para desenvolver qualquer atividade na área de marketing => Entender e compreender a filosofia de marketing:
Os dirigentes da empresa devem ter clara e nítida a compreensão e o entendimento da filosofia de marketing. Tendo esta filosofia alinhada aos objetivos organizacionais e ter o cliente como centro das atenções, é ele quem determina o que a empresa deve produzir (co-autoria) e é para ele que a empresa produzirá.
As empresas devem se orientar para atender as necessidades dos clientes, alcançando sua satisfação, que é a condição básica da existência de marketing. Onde não há satisfação não há marketing, esse é o princípio uno.
A partir desse entendimento é que as ações de marketing logram de melhores possibilidades de êxito, pois do contrário nada de concreto será possível.
O desenho abaixo retrata a filosofia de marketing, demonstrando a sequência de passos que a compõe: ouvindo o cliente;
traduzindo o que ele diz, tendo-o como co-autor dos produtos da empresa; produzindo o produto indicado pelo cliente; disponibilizando o produto para o cliente.
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CRIE UM DIFERENCIAL AO CUMPRIMENTAR SEU CLIENTE!
Por: Palestrante J.B MAXX
BELÍSSIMO DIA, BELÍSSIMA NOITE! Essas são as primeiras palavras que costumo pronunciar ao encontrar com pessoas no meu dia a dia, principalmente, nas salas de aula ou mesmo nas palestras que faço pelo Brasil afora. E o belíssimo já virou referência para alunos e ouvintes das minhas palestras. Outro dia ao chegar numa empresa cliente, fui assim saudado por alguns funcionários que, mais tarde vieram me dizer que todos na empresa, desde a primeira palestra que fiz estão assim se cumprimentando, virou uma febre na empresa. Muito legal obter esse retorno.
A maioria das pessoas costuma desejar, como de praxe, um bom dia ou boa noite. Mas, o que é melhor do que o bom? Certamente dirá: o ótimo. E o que é melhor que o ótimo? Também dirá: o excelente. E continuo: o que é melhor que o excelente? E igualmente dirá: o maravilhoso!
Realmente é o maravilhoso. Se você, caro leitor, também acha isto, responda por que se cumprimenta desejando apenas o BOM para os pares e, principalmente, para os clientes? Se já se sabe que o ótimo, o excelente, o maravilhoso - ou outra palavra qualquer que possa representar algo melhor, como o BELÍSSIMO, por exemplo -, é melhor que o “bom”, por que não desejar o melhor para os clientes? Talvez por ser um “padrão” ou simplesmente um costume?
Pois bem, experimente mudar a forma de cumprimentar seus pares e clientes. Ao invés de desejar um simples e costumeiro bom dia, diga-lhes: UM DIA MARAVILHOSO PRÁ VOCÊ! Já de “cara” ao lhe encontrar. Todos perceberão a diferença e darão maior atenção, pois você acaba de sair da “vala comum”.
Comece a fazer a diferença ao cumprimentar os seus clientes desejando-lhes um maravilhoso dia. E perceberá a reação deles que lhe retribuirão com sorrisos ainda mais contagiantes. Esta simples mudança quebra o gelo dos primeiros contatos e é muito mais agradável de se ouvir.
Agora, não force, faça verdadeiramente uma saudação lhes desejando realmente um dia maravilhoso, do fundo do seu coração, pois assim como a sinceridade, a falsidade também é facilmente percebida pelos clientes.
Comece em casa desejando dias maravilhosos aos seus filhos, filhas, esposo, esposa, pai , mãe, irmãos, namorada ou namorado. Deseje também para os colegas de trabalho, até chegar aos clientes, vai praticando até que essa saudação se torne um hábito, algo de espontâneo.
Um MARAVILHOSO DIA PARA VOCÊ, ou simplesmente, um BELÍSSIMO DIA PRÁ VOCÊ!
Abraços e até o próximo artigo.
Prof. JB
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Prof. J.B – Palestrante, especialista em Marketing e Vendas – vender mais é fácil; retenção de clientes; atendimento ao cliente e motivação.
Mestre e Professor de graduação e pós-graduação (MBAs) nas áreas de marketing e vendas.– WWW.JBMAXX.COM.BR - Indique para seus amigos.