ATIVIDADES DE MARKETING: PASSO A PASSO
Por : Palestrante J.B MAXX
Um engano muito comum na área de marketing, principalmente para os leigos no assunto ou marqueteiros de primeira viagem, é pensar que basta elaborar uma propaganda e colocá-la na mídia que estará fazendo marketing.
Para desenvolver qualquer atividade dentro da área de marketing é preciso compreender e praticar os seguintes passos básicos:
Marco Zero – É a condição “sine qua non” (obrigatória) para desenvolver qualquer atividade na área de marketing => Entender e compreender a filosofia de marketing:
Os dirigentes da empresa devem ter clara e nítida a compreensão e o entendimento da filosofia de marketing. Tendo esta filosofia alinhada aos objetivos organizacionais e ter o cliente como centro das atenções, é ele quem determina o que a empresa deve produzir (co-autoria) e é para ele que a empresa produzirá.
As empresas devem se orientar para atender as necessidades dos clientes, alcançando sua satisfação, que é a condição básica da existência de marketing. Onde não há satisfação não há marketing, esse é o princípio uno.
A partir desse entendimento é que as ações de marketing logram de melhores possibilidades de êxito, pois do contrário nada de concreto será possível.
O desenho abaixo retrata a filosofia de marketing, demonstrando a sequência de passos que a compõe: ouvindo o cliente;
traduzindo o que ele diz, tendo-o como co-autor dos produtos da empresa; produzindo o produto indicado pelo cliente; disponibilizando o produto para o cliente.
ATIVIDADES DE MARKETING: PASSO A PASSO
Por : Palestrante J.B MAXX
Um engano muito comum na área de marketing, principalmente para os leigos no assunto ou marqueteiros de primeira viagem, é pensar que basta elaborar uma propaganda e colocá-la na mídia que estará fazendo marketing.
Para desenvolver qualquer atividade dentro da área de marketing é preciso compreender e praticar os seguintes passos básicos:
Marco Zero – É a condição “sine qua non” (obrigatória) para desenvolver qualquer atividade na área de marketing => Entender e compreender a filosofia de marketing:
Os dirigentes da empresa devem ter clara e nítida a compreensão e o entendimento da filosofia de marketing. Tendo esta filosofia alinhada aos objetivos organizacionais e ter o cliente como centro das atenções, é ele quem determina o que a empresa deve produzir (co-autoria) e é para ele que a empresa produzirá.
As empresas devem se orientar para atender as necessidades dos clientes, alcançando sua satisfação, que é a condição básica da existência de marketing. Onde não há satisfação não há marketing, esse é o princípio uno.
A partir desse entendimento é que as ações de marketing logram de melhores possibilidades de êxito, pois do contrário nada de concreto será possível.
O desenho abaixo retrata a filosofia de marketing, demonstrando a sequência de passos que a compõe: ouvindo o cliente;
traduzindo o que ele diz, tendo-o como co-autor dos produtos da empresa; produzindo o produto indicado pelo cliente; disponibilizando o produto para o cliente.
ARTIGOS DE MARKETING
- Afinal de contas, o que é marketing?
- Marketeiros NÃO! Marketólogos.
- Nosso produto Ótimo de cada dia.
- Para desenvolver atividade de marketing.
- Sistema simplificado de marketing.
- Comportamento do mercado consumidor.
QUEM TEM DÓ DE ANGU NÃO CRIA CACHORRO GRANDE
Por : Palestrante J.B MAXX
Outro dia ouvi um funcionário de um cliente reclamando alguma coisa que não deu para perceber direito do que se tratava. Mas, meu cliente encerrou a lamúria do funcionário dizendo: “Quem tem dó de angu, não cria cachorro GRANDE!” Mais tarde quando percebi oportunidade, solicitei que explicasse tal ditado na visão dele - embora na tradução livre cada qual faz a interpretação que desejar - e ele acrescentou dizendo que boa parte das pessoas parece não compreender coisas tão simples quanto o fato de que não dá para “ter dó de angu e querer criar cachorro grande”. Assim, por exemplo, se você não quer ter dores de cabeça e quer viver uma vida tranqüila e sem riscos, não pode ser empresário. Se quer ter uma vida com mais conforto material, precisa trabalhar mais. Se quer ser promovido em seu emprego, precisa comprometer-se mais. Se pensa que ganha pouco, trabalhe mais e mais, assim alguém pode te descobrir.
Se você é vigia noturno, não reclame de passar as noites acordado e assim por diante. Muita gente quer coisas contraditórias e age contraditoriamente. E depois reclama que as coisas são difíceis e que não dão certo. É claro! Não dá só para ter os benefícios e vantagens de alguma profissão ou empresa. Se você tem um restaurante, não reclame de não ter finais de semana para passeios. Se você trabalha durante o dia e faz faculdade a noite, não reclame de ter que passar os finais de semana estudando, revendo as aulas e fazendo trabalhos. Se você é professor, como é o meu caso, não reclame de ter que lidar com alunos, com problemas particulares dos alunos, de ter que preparar suas aulas ou mesmo de ter que corrigir provas e trabalhos nos horários “vagos” ou finais de semana.
Vejo pessoas que dizem não ter tempo e outras que não acham o que fazer. Pessoas que reclamam de viajar muito e outras de nunca viajar; de ter muitos empregados e outras de não poder tê-los; de terem filhos que requerem muita atenção e outras por não poder tê-los.
Vejo pessoas reclamando e lamentando ter coisas que outras sonham e buscam desesperadamente tê-las. Algumas reclamam de pagar o Imposto de Renda, por exemplo, e outras por não ganharem o suficiente para pagá-lo. Vejo empregados e empresários reclamando de coisas que são absolutamente inerentes à sua situação de empresários ou empregados.
Lembre-se: “Quem tem dó de angu, não cria cachorro GRANDE!” Vamos trabalhar que está muito bom! E concluo este breve artigo com uma frase que uma cunhada minha sempre fala: “Pare de reclamar que na guerra é muito pior!”.
E aí, tá reclamando do quê?
Abraços e até o próximo artigo.
Prof. JB
Quer discutir algum aspecto deste artigo ou fazer um comentário, contate-me através do e-mail palestrantejbmaxx@gmail.com
Prof. J.B – Palestrante, especialista em Marketing e Vendas – vender mais é fácil; retenção de clientes; atendimento ao cliente e motivação.
Mestre e Professor de graduação e pós-graduação (MBAs) nas áreas de marketing e vendas.– WWW.JBMAXX.COM.BR - Indique para seus amigos.