ATIVIDADES DE MARKETING: PASSO A PASSO
Por : Palestrante J.B MAXX
Um engano muito comum na área de marketing, principalmente para os leigos no assunto ou marqueteiros de primeira viagem, é pensar que basta elaborar uma propaganda e colocá-la na mídia que estará fazendo marketing.
Para desenvolver qualquer atividade dentro da área de marketing é preciso compreender e praticar os seguintes passos básicos:
Marco Zero – É a condição “sine qua non” (obrigatória) para desenvolver qualquer atividade na área de marketing => Entender e compreender a filosofia de marketing:
Os dirigentes da empresa devem ter clara e nítida a compreensão e o entendimento da filosofia de marketing. Tendo esta filosofia alinhada aos objetivos organizacionais e ter o cliente como centro das atenções, é ele quem determina o que a empresa deve produzir (co-autoria) e é para ele que a empresa produzirá.
As empresas devem se orientar para atender as necessidades dos clientes, alcançando sua satisfação, que é a condição básica da existência de marketing. Onde não há satisfação não há marketing, esse é o princípio uno.
A partir desse entendimento é que as ações de marketing logram de melhores possibilidades de êxito, pois do contrário nada de concreto será possível.
O desenho abaixo retrata a filosofia de marketing, demonstrando a sequência de passos que a compõe: ouvindo o cliente;
traduzindo o que ele diz, tendo-o como co-autor dos produtos da empresa; produzindo o produto indicado pelo cliente; disponibilizando o produto para o cliente.
ATIVIDADES DE MARKETING: PASSO A PASSO
Por : Palestrante J.B MAXX
Um engano muito comum na área de marketing, principalmente para os leigos no assunto ou marqueteiros de primeira viagem, é pensar que basta elaborar uma propaganda e colocá-la na mídia que estará fazendo marketing.
Para desenvolver qualquer atividade dentro da área de marketing é preciso compreender e praticar os seguintes passos básicos:
Marco Zero – É a condição “sine qua non” (obrigatória) para desenvolver qualquer atividade na área de marketing => Entender e compreender a filosofia de marketing:
Os dirigentes da empresa devem ter clara e nítida a compreensão e o entendimento da filosofia de marketing. Tendo esta filosofia alinhada aos objetivos organizacionais e ter o cliente como centro das atenções, é ele quem determina o que a empresa deve produzir (co-autoria) e é para ele que a empresa produzirá.
As empresas devem se orientar para atender as necessidades dos clientes, alcançando sua satisfação, que é a condição básica da existência de marketing. Onde não há satisfação não há marketing, esse é o princípio uno.
A partir desse entendimento é que as ações de marketing logram de melhores possibilidades de êxito, pois do contrário nada de concreto será possível.
O desenho abaixo retrata a filosofia de marketing, demonstrando a sequência de passos que a compõe: ouvindo o cliente;
traduzindo o que ele diz, tendo-o como co-autor dos produtos da empresa; produzindo o produto indicado pelo cliente; disponibilizando o produto para o cliente.
ARTIGOS DE MARKETING
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TÉTRADE DO TEMPO: PLANEJANDO AS PRIORIDADES
Por: J.B MAXX
"O tempo corre a uma velocidade de
sessenta minutos por hora”
Albert Einstein
Esta é a mesma velocidade para todos nós. Então, por que alguns conseguem produzir mais e outros nem tanto? Bem, essa resposta é que tentaremos obter com as explicações abaixo.
Hoje é muito comum a sensação de que o tempo está mais corrido, que não há tempo para quase nada, ou mesmo que a vida é uma correria que só. Será que houve alguma mudança com o que Einstein afirmou? Claro que não.
Mas, a sensação ou a percepção do tempo é que mudou, geralmente, utilizamos o tempo de forma inadequada. Costumamos gastá-lo com atividades que nada têm a ver com nossos maiores objetivos, com nossas metas, com nossos sonhos, ou mesmo, com nossa missão de vida. É exatamente isto que nos provoca a sensação de que o tempo passa rápido demais e que não aproveitamos o suficiente, ou não vivemos o nosso tempo com coisas realmente importantes para nós.
Se você já ouviu falar na divisão matricial do tempo, atribuída ao ex-presidente dos Estados Unidos, General Dwight Eisenhower e desenvolvida por Stephen Covey, onde de acordo com a matriz, as atividades eram definidas através de dois grandes fatores: pelo critério da importância e pelo critério da urgência. Ela distribuía as atividades em quatro quadrantes, conforme os critérios de importância e de urgência. De acordo com a matriz, uma atividade pode ser: Urgente e Importante; Não Urgente e Importante; Urgente e Não Importante e Não Urgente e Não Importante. ESQUECE!!!
Acredito que esse conceito pode ser entendido mais facilmente e com mais sentido através de uma visão inovadora e diferenciada da matriz. Baseado na “Tríade do Tempo” do Christian Barbosa, criei a TÉTRADE DO TEMPO (do J.B MAX) onde proponho a divisão das atividades em quatro critérios: Importância, Urgência, Emergência e Causal.
Estes quatro fatores (Tétrade do Tempo) juntos compõem toda a forma como utilizamos nosso tempo nos dias de hoje. A principal diferença desse modelo em relação à matriz de Stephen é que, aqui – como no modelo do Christian – os fatores nunca acontecem simultaneamente, ou seja, não há interseção entre eles. Uma atividade não pode ser identificada como sendo importante e urgente ou de emergência ou causal ao mesmo tempo. Além do mais, as próprias definições (como vamos ver a seguir) são incompatíveis e totalmente opostas, nunca poderiam ser simultâneas. São diferentes os seus conceitos e aplicabilidade na gestão do tempo.
Vamos aos conceitos de cada fator da Tétrade do Tempo:
- IMPORTÂNCIA: O critério de IMPORTANTE é definido como algo que produz resultado, que tem grande valor, que merece uma atenção especial e tem tempo para ser realizado, ou seja, não exige pressa, mas precisa ser feito.
Características: Tarefas importantes com prazo para serem feitas. (Do contrário, elas seriam urgentes ou de emergências); são pessoais (mesmo sendo da área profissional ou familiar), com importância para você - nem sempre para os outros; proporcionam prazer em serem executadas; trazem algum tipo de resultado positivo a curto, médio ou longo prazo. Causam impacto.
- URGÊNCIA: O critério de URGENTE é definido como algo que deve ser feito com rapidez, que gera algum tipo de problema se não for executada rapidamente. Quase não tem prazo.
Características: Enraizada no nosso padrão de vida, já virou normal e não uma exceção, como deveria ser; gera heróis de “última hora”; são utilizadas como fuga de problemas pessoais; geram dores de cabeça, gastrite, infarto e até doenças piores pela pressão que causam; a longo prazo tem sinônimo de perda. Geralmente eram importantes e não foram executadas à tempo e à
- EMERGÊNCIA: O critério de EMERGÊNCIA é definido como algo que deve ser feito imediatamente, agora. Que gera algum tipo de crise (situação muito crítica) se não for executada já!. Uma tarefa de emergência definitivamente não tem prazo.
Características: Foram importantes e urgentes em sua maioria; geram estresse coletivo; tem sempre culpados e geram desconforto e ansiedade; também geram dores de cabeça, gastrite, infarto e até doenças piores e a pressão é muito maior.
- CAUSAL: O critério da CASUALIDADE é definido como algo que não estava ou não foi programado, fruto das circunstancias, fortuito, acaso, eventual, acidental, imprevisto, podem ou não ter prazo ou pressa. Algo que somos levados a fazer sem nossa vontade total. Consomem tempo e energia e nos causam sensação de perda de tempo.
Características: Não são importantes para nós; perda de tempo desnecessária; não geram resultados e causam sensação de insatisfação, angústia, saturamento e decepção.
Segundo Christian Barbosa, o fator a ser priorizado é aquele que contém as atividades verdadeiramente importantes em nossa vida — aquelas que trazem os resultados mais efetivos. Nelas estão as ações que feitas hoje fazem diferença na nossa empresa, no emprego, na comunidade e para as pessoas que vivem conosco. Fazem, enfim, diferença em nossas vidas.
Quando temos nossa vida baseada no fator da importância, estamos trilhando o caminho que nos levará ao ponto em que queremos chegar. Cada ação importante que é realizada nos dá a sensação de dever cumprido. Às vezes, estamos ocupados demais com as coisas urgentes, de emergências e causais que nos esquecemos daquelas que são verdadeiramente importantes. Aí, o que era IMPORTANTE e tinha tempo para ser executado foi adiado até o último prazo, dando prioridade ao que era CAUSAL e virou URGENTE, mas também foi adiado e virou de EMERGÊNCIA e o “caldo entornou” como diz o ditado popular.
O foco da metodologia (TÉTRADE DO TEMPO) é levá-lo a dedicar-se mais ao fator da IMPORTÂNCIA e ir reduzindo o tempo dos demais fatores. As pessoas de sucesso, de alta performance priorizam suas atividades importantes e reduzem suas urgências.
E você, como tem administrado o seu tempo? Tem focado no que é importante, que traz resultado efetivo para sua vida pessoal, profissional e familiar?
Está na hora de você mudar seu paradigma e começar a viver de verdade. Escolha tarefas importantes, reserve tempo durante sua rotina para essas tarefas e comece a curtir a vida! Passe a dedicar a elas parte de seu tempo. Não dedique todo o tempo, pois pode não conseguir e a Resistência te pega. Deixe parte do seu dia para as outras atividades não importantes. Temos que ser flexíveis.
Agora refaça suas prioridades com base no que acabou de aprender e tenha mais tempo para você e para sua família.
Abraços,
Prof. JB